N1 IT e Azure – Colégio hispano-brasileiro possui rápida recuperação de ambiente em cenário de disaster

O Colégio Miguel de Cervantes é uma instituição educacional particular hispano-brasileira fundada em 1978. Com objetivo de oferecer à sociedade uma educação de qualidade, criativa e inovadora, possui uma estrutura computacional complexa, desde sua administração até o ensino que é sua atividade central.

O volume significativo de dados gerados está intrinsecamente relacionado à formação de seres humanos, de cidadãos, o que aponta sua importância inquestionável. Tudo isso atualmente é suportado por várias soluções Microsoft e, como não podia deixar de ser, pelas mãos da N1 IT. Soluções Microsoft hoje fazem parte do dia a dia da comunidade escolar: Office 365 A1 – ferramentas de colaboração, mensageria, aplicações, entre outras ferramentas que beneficiam professores, alunos, funcionários, administração e diretoria.

Além da parte de produtividade, a segurança também está sustentada pelo Azure. Implementado inicialmente pela equipe de TI do colégio, foi, a princípio, dedicado apenas à testes em máquinas virtuais. Os benefícios foram tantos que a equipe optou por incluir também o Backup. Assim, as equipes de atendimento e técnica da N1 IT entraram novamente em ação e os resultados, como esperado, trouxeram uma redução sensível nos custos e um aumento significativo na facilidade de administração e controle.

Gilson Silva, Administrador de Redes do Colégio Miguel Cervantes alegou:

“Tivemos alguns cenários de disaster onde o recovery foi excelente, muito rápido, muito ágil.”

De um cenário em que, para e-mail, utilizava-se o Exchange Server 2003, o banco de dados era local, com backup por ferramenta de terceiros em mídias LTO-4, e não havia solução de autenticação externa à rede, o colégio certamente evoluiu (e muito) seu ambiente computacional.

Dentro desse novo cenário notou-se, de imediato, uma redução significativa no consumo de energia elétrica, mostrando que os benefícios da migração penetram camadas imprevisíveis da administração das empresas. O TCO (Total Cost of Ownership (Custo Total de Propriedade) também foi altamente reduzido.

O SSO (Single Sign-On) diminuiu o tempo de acesso e possibilitou um ganho na produtividade dos usuários de forma imediata.

Agora também há, comparativamente, uma facilidade maior para restauração de cópias de segurança, as máquinas virtuais estão constantemente atualizadas e a rede local está muito mais segura com o túnel (VPN).

Os serviços oferecidos pelo Azure são críticos e essenciais para as operações do colégio: plataforma de autenticação ADFS, Active Directory em Nuvem e Backup, o que melhorou a consistência no armazenamento dos dados, além de ter agilizado e reduzido o tempo necessário para recuperação dos dados.

Em resumo, o resultado geral foi de aumento da confiança no processo, da agilidade no acesso e melhoria significativa na administração do ambiente, graças ao gerenciamento centralizado através de uma única plataforma. Nossa missão e satisfação está em levar a tecnologia exata para nossos clientes, entregando confiança, segurança e otimização de recursos.

Assista o depoimento!

     

 

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