A importância da Segurança dos links de Internet

Muitas pessoas instalam somente softwares antivírus em seus computadores e esperam estar totalmente protegidas contra ameaças digitais, mas apenas isto não é o bastante, na maioria das vezes.

Proteger seus dispositivos com antivírus é sim algo importante, mas ainda exige uma segunda tecnologia que se corretamente agregada ao ambiente, sua empresa obtém uma proteção completa a sua rede. O firewall é equipamento que será a fronteira entre seus dispositivos e grande rede mundial de equipamentos.

Embora o antivírus nos ajude a proteger o sistema contra programas como vírus, malwares e ransonwares, o firewall tem um papel importante, que é complementar esta segurança evitando que invasores ou ameaças externas obtenham acesso ao sistema em primeiro lugar, visualizem, roubem ou danifiquem os dados.

O firewall monitora todo o tráfego da rede, tendo a capacidade de identificar e bloquear o tráfego indesejado, estando ele inserido entre o link de comunicação e um computador.

Ele compara os dados recebidos na rede com o que foi definido como padrão de segurança e faz então, a liberação ou bloqueio dos pacotes, conforme o que detectar.

 Existem dois tipos de firewall: Firewall por hardware e firewall por software:

 Firewall por Hardware:

 Vantajoso nos casos em que a rede possui mais de um computador. Na maioria dos casos, este firewall vem acoplado nos roteadores e modems banda larga da sua operadora de internet.

Porém, é importante ressaltar que o desempenho destes roteadores acoplados é relativamente baixo, não havendo recursos avançados. O melhor nestes casos, é ter um Firewall por hardware, específico para esta finalidade, como por exemplo, os UTMs (Unified Threat Management) e os NGFW (Next-Generation Fiewalls).

  • Firewall por Software:

 Em cada máquina há a possibilidade de configurar permissões e bloqueios conforme o perfil do usuário e isto é feito por meio do firewall por software.

Este software pode ser instalado em um servidor, o qual receberá os links de comunicação entre a rede interna e outras redes.

Os Firewalls têm sua eficácia reduzida por conta de maus hábitos dos usuários

 Por mais que tenhamos antivírus e firewalls, é de suma importância que os usuários sejam instruídos quanto às melhores práticas de navegação na internet e utilização do e-mail corporativo, para que não sejam usados como porta de entrada para malwares (softwares maliciosos).

Resumindo: além de ter um bom firewall e antivírus, é importante preparar os colaboradores para detectar uma possível ameaça (como uma tentativa de phishing, por exemplo), não baixar conteúdo de sites com procedência estranha ou duvidosa, etc.

Você compreende a importância de um Firewall aliado à sua solução de antivírus?

A N1 IT tem profissionais qualificados para entender sua infraestrutura e sugerir a melhor solução para sua empresa. Faça uma análise de ambiente gratuita conosco! 😉

A N1 IT fornece consultoria de TI para negócios no campo de aquisição de hardware e software, armazenamento, virtualização de ambientes, suporte técnico e serviços em nuvem. Possui profissionais especializados em licenciamento de software, incluindo tecnologias da Kaspersky Lab.

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a Newsletter
Mantenha-se informado com as principais dicas de tecnologia para a sua empresa.