A importância do Software Asset Management

Conheça os principais benefícios e as melhores práticas do Software Asset Management (SAM)

A importância do Software Asset Management (SAM) é o desenvolvimento de práticas visando a customização e otimização de aplicações instaladas na empresa. Elas são consideradas, segundo quem defende esta filosofia, práticas necessárias para o bom desempenho e retorno de resultados de processos gerenciais de TI.

O SAM oportuniza à empresa um ganho enorme no que tange a competitividade. Ele também possibilita o uso de sistemas escaláveis, ou seja, soluções que sejam fáceis de implementar e gerenciar para atender as necessidades da empresa.

Se você busca por uma solução eficiente para o gerenciamento de softwares, o SAM foi feito para você. Caso ainda não possua nenhuma solução nesse sentido, continue lendo este artigo e confira os principais benefícios em adotar o SAM.

#1 Diminuição de custos da empresa

O gerenciamento de ativos de software é uma das funções básicas do SAM. Com ele é possível criar mecanismos de controle e otimização de recursos tecnológicos para o gerenciamento de forma correta. Confira as melhores práticas para gerenciamento de ativos.

  • Construção e controle de inventário: o SAM permite a construção de um inventário de softwares da empresa. Além disso, ele ainda proporciona ao gestor, total controle de seu inventário. Também ajuda a tomar ciência do uso de softwares autorizados e não autorizados por parte dos funcionários, além de fazer uma gestão completa de licenças.
  • Gerenciamento do ciclo de vida de ativos: permite que a empresa possa fazer por um forte gerenciamento de ativos evitando que softwares desatualizados ou até mesmo instalados em equipamentos antigos diminuam o desempenho de um colaborador.
  • Diminuição de risco de perdas de ativos da empresa: principalmente quando associada ao uso de Cloud Computing, o SAM pode reduzir sensivelmente o risco de perdas de ativos da empresa.

O uso deste conjunto de práticas de gerenciamento de ativos de software por meio da filosofia SAM irá reduzir custos e riscos para a empresa. Assim seus funcionários sempre trabalharão com as aplicações necessárias atualizadas e licenciadas, evitando mau-desempenho ou ainda riscos de segurança.

#2 Melhora a avaliação de infraestrutura de TI na questão de segurança de informação

A segurança de informação é algo vital para qualquer empresa. E esse é um dos benefícios do SAM: diminuição de riscos e prevenção de violações. Além disso, ainda favorece de maneira significativa a implementação de mecanismos de segurança da informação.

É muito comum que os funcionários ignorem o departamento de TI e instalem softwares não autorizados ou mesmo cópias piratas, sendo isso uma falha gigantesca de segurança. O Dropbox é um exemplo clássico do uso ilícito de aplicações na empresa. Embora seja um software ótimo para armazenar informações, muitos desses aplicativos não oferecem os níveis de segurança necessários para uma empresa proteger seu IP corporativo.

Uma solução SAM madura pode rastrear o uso de softwares não autorizados, inclusive em nuvem. Ela vai além de detectar aplicativos não autorizados, apresentando métricas importantes que podem apontar uma necessidade interna para fins de licenciamento e conformidade. Também viabiliza aos usuários finais a capacidade de monitorar as taxas de adoção de um novo produto como, por exemplo, uma nova ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente (CRM), detectar necessidades potenciais para a formação, ou identificar se o tamanho da assinatura adquirida atende aos requisitos da organização.

Por exemplo, se apenas 20 por cento de uma aplicação estiver sendo utilizada, há uma grande chance de diminuir os custos de licenciamento durante a renovação dela.

O SAM também tem a capacidade de responder rapidamente a uma ameaça de segurança. Por exemplo, assim que se toma conhecimento da vulnerabilidade de produtos e respectivas versões, é possível executar relatórios que exibem quais computadores estão em risco e quais usuários estão usando estes produtos.

#3 Aumenta a produtividade de toda a empresa

Um dos benefícios diretos do SAM é o ganho de produtividade. Ele tem a capacidade de automatizar tarefas administrativas liberando os funcionários para se concentrar em afazeres de maior valor.

Quando não há uma solução SAM, os analistas de TI precisam controlar o inventário de softwares da empresa por meio de planilhas. Além disso, eles precisam ir de máquina em máquina para realizar o levantamento de necessidades (softwares com a licença expirada, uso de aplicações piratas etc.).

Além do grande custo em tempo da equipe de TI, são obrigados a parar o trabalho do colaborador custando mais recursos para a empresa. Esta análise manual também é mais propensa a erro humano.

A adoção de uma solução de SAM pode, por exemplo, rastrear automaticamente quais softwares instalados necessitam de licença. Isso reduz significativamente a quantidade de tempo que a equipe de TI gastaria em atividades de gestão de ativos, economizando em torno de uma semana por mês em horas dos colaboradores. Este recurso adicional pode ser utilizado para focar em projetos de valor.

#4 Possibilita um planejamento estratégico de seu ambiente de TI

O SAM propicia não apenas a capacidade de compreender que aplicações são utilizadas em seu ambiente de TI, mas também fornece uma maneira eficiente para compreender as lacunas na governança de software. Ele também permite um melhor planejamento para a substituição de sistemas obsoletos, bem como planejamento de um roteiro para toda a sua arquitetura de TI.

Além disso, a racionalização e a governança de TI tornam-se menos dolorosas com o SAM. Usa-se menos recursos, tanto de tempo como financeiro, e aumenta-se a capacidade de controle de versões.

Com isso percebe-se a importância do Software Asset Management, que vai muito além inventário de scripts e planilhas: é uma filosofia de gestão de governança de aplicações altamente avançada e racional.

Ficou curioso para saber se a sua empresa precisa do SAM? Então clique aqui e faça uma avaliação totalmente gratuita.

A N1 IT possui consultoria em TI qualificada para disponibilizar a infraestrutura necessária para a área de tecnologia da informação da sua empresa, no que tange a aquisição de softwares e de hardwares, storage, virtualização de ambientes, suporte técnico e serviços na nuvem

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a Newsletter
Mantenha-se informado com as principais dicas de tecnologia para a sua empresa.