Mundo Microsoft Azure: Tipos de Serviços de Nuvem – Conhecendo os serviços IaaS, PaaS e SaaS

Quando falamos da utilização de Computação em Nuvem, a primeira dúvida que surge é: “Como faço para começar a utilizar a Nuvem?

Conheço muitas pessoas que pensam dessa forma e não sabem efetivamente por onde começar. Elas acreditam que o Microsoft Azure por exemplo, trata-se apenas de Máquinas Virtuais que ficam alocadas em um determinado Datacenter localizado em algum continente qualquer.

Independentemente das necessidades do seu projeto, o Microsoft Azure pode oferecer muito mais do que só Máquinas Virtuais. E todas essas ofertas de computação do Microsoft Azure se dividem, em sua maioria, em três amplas categorias: IaaS (Infraestrutura como Serviço), PaaS (Plataforma como Serviço) e SaaS (Software como Serviço).

Às vezes, elas são denominadas como “Pilha de Computação em Nuvem”, pois são compiladas uma sobre as outras. Mas saber o que elas são e como são diferentes, é o que ajudará a sua empresa a alcançar suas metas de negócios.

Vocês com certeza já ouviram falar sobre essas siglas, mas muitas vezes o conceito de cada uma ainda pode ser obscuro. Neste post, nosso objetivo é abordar e exemplificar o conceito de cada uma dessas siglas. Dessa maneira vocês podem entende-las, e assim dar o pontapé inicial para que sua empresa comece a consumir o Cloud Computing com o Microsoft Azure.

IaaS (Infraestrutura como Serviço)

É uma oferta de computação em nuvem em que fornece às empresas acesso a recursos de computação, como servidores, armazenamentos e redes. As organizações usam suas próprias plataformas e aplicativos dentro da infraestrutura de um provedor de serviços.

Principais Características:

  • em vez de comprar o hardware diretamente, as empresas pagam por IaaS sob demanda;
  • a infraestrutura é escalável dependendo das necessidades de processamento e armazenamento;
  • as empresas economizam com os custos de compra e manutenção de seu próprio hardware;
  • como os dados estão na nuvem, não há um único ponto de falha;
  • permite a virtualização de tarefas administrativas, liberando tempo para outros trabalhos.

PaaS (Plataforma como Serviço)

A plataforma como um serviço (PaaS) é uma oferta de computação em nuvem que fornece aos usuários um ambiente em nuvem no qual eles podem desenvolver, gerenciar e entregar aplicativos. Além do armazenamento e outros recursos de computação, os usuários podem usar um conjunto de ferramentas pré-construídas para desenvolver, personalizar e testar suas próprias aplicações.

Principais Características:

  • fornece uma plataforma com ferramentas para testar, desenvolver e hospedar aplicativos no mesmo ambiente;
  • permite que as organizações se concentrem no desenvolvimento sem terem de se preocupar com a infraestrutura subjacente;
  • os provedores gerenciam a segurança, os sistemas operacionais, o software de servidor e os backups;
  • facilita o trabalho colaborativo mesmo que as equipes trabalhem remotamente.

SaaS (Software como Serviço)

Software como Serviço (SaaS) é uma oferta de computação em nuvem que fornece aos usuários acesso a um fornecedor de software baseado em nuvem. As empresas não instalam aplicativos em seus dispositivos locais. Em vez disso, os aplicativos residem em uma rede em nuvem remota acessada pela Web ou por uma API. Através do aplicativo, os usuários podem armazenar e analisar dados e colaborar em projetos.

Principais Características:

  • os fornecedores SaaS fornecem aos usuários software e aplicativos em um modelo de assinatura;
  • os usuários não precisam gerenciar, instalar ou atualizar o software, os provedores SaaS gerenciam isso;
  • os dados estão seguros na nuvem. Falha do equipamento não resulta em perda de dados;
  • o uso de recursos pode ser escalado dependendo das necessidades de serviço;
  • as aplicações são acessíveis a partir de quase qualquer dispositivo conectado à Internet, virtualmente de qualquer lugar do mundo.

Para ajudar a exemplificar de maneira mais simples, na imagem abaixo poderão ver o comparativo entre os tipos, e exatamente quais são as responsabilidades atribuídas ao TI de sua empresa e quais as responsabilidades atribuídas à Microsoft.

Notem que no que diz respeito à coluna On Premisses, nada mais é que a estrutura local, aonde toda a infraestrutura é responsabilidade do TI de determinada empresa. Desde a compra do Hardware, passando pelo consumo de energia elétrica, Sistemas operacionais, aplicativos, dados, backups, etc… Enfim, tudo o que diz respeito será responsabilidade do TI.

No modelo IaaS vemos que o Hardware será de responsabilidade da Microsoft. Não será necessário saber o quanto foi gasto de energia elétrica ou se o Hardware está obsoleto. A Microsoft garante isso para seus clientes. Sendo assim, a responsabilidade da empresa diminui somente ao gerenciamento dos sistemas operacionais, dos dados e dos aplicativos.

Já no modelo PaaS, a responsabilidade da Microsoft aumenta chegando ao ponto de que sua empresa só terá que gerenciar os aplicativos e dados. Ou seja, você gerencia os aplicativos que utiliza e os dados nele contidos (Backup por exemplo).

No último modelo SaaS, vemos o TI somente responsável por gerenciar os aplicativos aos quais contratou. Até os dados a Microsoft garante total disponibilidade e segurança por parte dela.

Quer conhecer mais sobre este mundo tão magnífico da Cloud Computing e o que o Microsoft Azure pode fazer pela Infraestrutura da sua Empresa?

Entre em contato conosco, a N1 IT está à disposição para ajudá-los a entender qual a melhor forma de prover a Nuvem e elevar os negócios da sua empresa a outro Nível de Tecnologia.

Daniel Moraes, graduado em Gestão de Tecnologia da Informação, Analista em Projetos na N1 IT, com especialidade em soluções em Nuvem Microsoft. Atua no mercado de tecnologia há mais de 15 anos, em sua maioria na área de infraestrutura e disponibilidade. Profissional Certificado em Microsoft e Symantec, palestrante de webcasts de Microsoft Azure na N1 IT e grande entusiasta de Cloud Computing e como ela pode garantir a continuidade dos negócios.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a Newsletter
Mantenha-se informado com as principais dicas de tecnologia para a sua empresa.