O que preciso de informática para abrir uma empresa?

Na hora de abraçar a empreitada de uma nova empresa muitas vezes pensamos em milhões de coisas, necessidades, problemas… Enfim, o que o novo negócio realmente precisa.

Para abrir uma empresa, devemos levar em conta que existe uma série de elementos que são básicos, dentre eles a tecnologia. Quais softwares e hardwares deve-se adquirir? É necessário contratar um técnico em TI ou é melhor terceirizar a infraestrutura? Para ajudá-los, leia o artigo e veja o que você precisa pensar ao abrir uma nova empresa.

Necessidades básicas de Infraestrutura

Os dispositivos de hardware, ou seja, as máquinas que operam os sistemas, são os equipamentos que deverão estar em dia e atualizados para cumprir suas funções. Deve-se focar principalmente na qualidade, ou seja investir em durabilidade e desempenho e não na quantidade. Essa relação pode ter um custo um pouco mais alto, porém é opção mais acertada, e no futuro, barata, que garantirá evitar qualquer problema que venha a ter.

Outra demanda são os dispositivos móveis. Eles também podem ser mais caros, no entanto, possuem a vantagem do deslocamento e mobilidade. Há casos em que se apresenta a opção de tudo em um, ou seja, são dispositivos que concentram todos os elementos necessários para o seu trabalho.

Por outro lado, todas estas opções não se autoexcluem, ou seja, elas podem ser combinadas.

Sobre os periféricos

Impressoras de rede

Devem ser selecionadas de acordo com o espaço, podem ser locais, além das impressoras de jato de tinta e jato de cera, a laser e o Plotter. Há ainda a opção de terceirizar os serviços de impressão.

Serviços de rede e comunicações

– os roteadores são importantes para controlar as conexões externas e internas.

– um switch de controle interno deve ser considerado como opção de compra.

Tudo dependerá da demanda da empresa que se adaptará para o tipo de negócio que busca.

Caso a empresa tenha filiais, as conexões deverão ser pensadas via LAN e ainda buscar dispositivos ideais para que a Internet seja controlada e gerida por estes móveis e softwares específicos. O uso do WiFi neste caso é igualmente importante. A frequência de acesso via WiFi torna-se cada vez mais comum nos ambientes de trabalho, pela quantidade de celulares conectados entre si.

Servidores e armazenamento

O servidor é como o coração dos hardwares, pois nele estarão asseguradas todas as informações da empresa, bem como as cópias de segurança via backup. O serviço de cópia e restauração é muito mais eficiente e barato pela Nuvem, dada a quantidade de dispositivos que já facilitam a gestão de backup. O uso de servidores locais deve ser pensado como complementar e preventivo.

Transformadores e estabilizadores

Qualquer equipamento informático é importante desde que esteja protegido contra as oscilações frequentes da tensão da rede elétrica, dependendo da cidade ou do acúmulo de energia no local.

De qualquer forma, o mais importante na infraestrutura de uma nova empresa é a garantia de que se pode obter produtos de qualidade que possibilitem o manejo de produção de forma eficiente, prática e econômica.

Importância do licenciamento de software

Atualmente as empresas já sabem que é essencial adquirir um software original. Mas infelizmente não seguem à risca tais medidas. A licença do software é como um contrato entre o autor e o usuário consumidor, na qual se estabelecem suas condições e termos. Essas condições são orientadas na questão de responsabilidade de falhas do produto, atualização, dentre outras coisas.

Fazer uso lícito do software não somente gera garantias para o usuário, como também para o cliente, aumentando assim, as oportunidades de competitividade e produtividade.

Proporcionar um bom uso da tecnologia implica necessariamente em consumi-la de forma legal.

Uma empresa de informática, o que precisa?

Ter planos de serviços que ofereçam para os seus clientes serviços diferenciados, fornecer um amplo sistema de documentação de rede, inventários, disaster recovers, relatórios mensais (uso de internet, backups), ou seja, diferenciar o serviço para que seja valorizado.

Essas ferramentas de gestão são essenciais para que a empresa delineie o planejamento e teste a sua viabilidade. Por outro lado, o futuro de um empreendimento sempre dependerá, em parte, do seu poder de organização e foco. Na verdade, mais do que apenas dispor de equipamentos novos, uma super infraestrutura e um plano de marketing, uma empresa de tecnologia terá de bancar uma equipe profissional de qualidade, que possa oferecer eficiência no atendimento especial aos clientes.

Quais são os equipamentos mais procurados?

Em geral, dos hardwares, são os desktops e os notebooks. Isso depende conforme a demanda, e esse comportamento do mercado deve ser interpretado pelo perfil dos clientes.

O recente aumento de renda das camadas sociais começaram a transformar o PC, o laptop e o celular em objetos de primeira necessidade e isso se verifica, na maioria dos ambientes de trabalho e nas ruas.

A ideia de criar um ambiente de infinitas possibilidades, com produtos de informática que atendam clientes de diversos tipos também significa criar entusiastas pelo mundo da informática e da tecnologia. Os consumidores estão cada vez mais entendidos e as suas necessidades mais sofisticadas. Isso deve se refletir na infraestrutura da nova empresa.

Com a tendência de um mundo mais informatizado e online e a constante necessidade encontrar sempre soluções tecnológicas específicas delineiam o contexto na área. Para estes empreendedores, o mercado está crescendo muito e o que se oferece são opções à disposição e atuações.

De que forma a empresa pode integrar a TI?

As empresas já estão se adaptando às novas tendências competitivas. Mas há ainda aquelas que se apegam a velhos hábitos e permanecem no caminho das pedras no que diz respeito aos sistemas de informação na área de TI.

É neste sentido que os desafios de implementação de TI demonstram se a empresa pode se adaptar melhor às modificações do mercado ou não. Mas antes disso, é muito importante que os gerentes reconheçam o papel da TI como ferramenta indispensável para o bom funcionamento das soluções tecnológicas.

Um bom planejamento estratégico permite a TI confirmar de que forma se pode buscar resultados positivos quando se investe em práticas de gestão. Por outro lado, é preciso saber que a Tecnologia da Informação não resolve todos os problemas da empresa, mas pode contribuir muito e evidenciar a clareza necessária para solucionar imprevistos.

Para isso, a TI na empresa funciona como auxiliar perfeito na hora de tomar decisões estratégicas.

A TI ainda ajuda no acompanhamento informacional sobre as dificuldades e o processo de riscos evidentes, de forma a minimizar os problemas. A potencialidade do recurso de TI promove melhoria nas finanças, nas operações que buscam resultados.

A ideia de ter um gestor em TI também é importante para o crescimento da empresa. Se as empresas não podem, de jeito nenhum, abrir mão de investir em alta tecnologia, é porque o nível de competitividade mediante profissionais da área e softwares especializados se tornou real.

Ter um profissional por perto, dará credibilidade na hora de gerir e tocar à frente os grandes planejamentos de rotina. Por isso, a maioria das empresas já adotam procedimentos informatizados com ganho real no crescimento.

Gerenciamento não é tudo. Uma boa infraestrutura tecnológica garante continuidade que o gestor de TI tenha em mãos como uma boa ferramenta. Ou seja, infraestrutura e um profissional, são as condições ideais para que uma empresa atenda rapidamente às novas oportunidades de mercado.

Por exemplo, o uso do cloud computing, conhecida como computação em Nuvem, para uma nova empresa, significa inserir-se nas áreas de aplicações para banco de dados, redes e data centers, geração de certificados. É nessa visão de mercado e demanda que o profissional de TI possibilita diferenciar-se utilizando do seu conhecimento técnico

Outra ferramenta importante é o outsourcing de TI. Mesmo que a empresa não tenha 100% de infraestrutura voltada ao departamento de TI, manter uma equipe de profissionais é essencial para o negócio.

Nova empresa, nova visão de mundo

As revoluções tecnológicas têm sido tão velozes nos últimos anos que não ser inovador tornou-se algo estranho no mundo do mercado. Tudo transformou-se ao nosso redor, até as nossas relações sociais. Em vista disso, os valores e aspectos econômicos demonstram que a tendência de vivermos num espaço cheio de dispositivos e softwares, vem cumprindo sua função social em que mais usuários tem acesso.

Assim, o planejamento de uma nova empresa se faz mediante a leitura destas realidades.

Primeiramente, a relação com os provedores e fornecedores, que incluam planos e pacotes que sejam estratégicos para o seu negócio.

Em segundo lugar, obter parcerias e convênios com empresas prestadoras permitindo relacionar-se com os serviços prestados. Por exemplo, a Microsoft e outras empresas de serviços informáticos são competentes no mercado de alto escalão, ajudando milhares de clientes que buscam soluções nos serviços ofertados.

Com a grande procura por produtos e serviços de informática, cresce o número de empresas que se aventuram a abrir negócios. No entanto, deve-se focar a gestão nas estratégias contidas no planejamento, iniciando de pouco em pouco, mas com passos firmes.

A novidades tecnológicas são uma atração sempre a parte. A inclusão de produtos e artigos de telefonia móvel (smartphones, tablets, etc.), assim como de serviços de rede como hosting, domínio podem ser bem chamativos. Os serviços de telecomunicações como instalação de ADSL, ETB, são igualmente interessantes.

Mas para tudo isso, antes de abrir um negócio, é extremamente importante saber exatamente do tipo de conhecimento sobre TI que se necessita. Nada disso poderá ser pensado sem antes escolher profissionais que saibam do tema.

Na verdade, grande parte dos problemas de uma nova empresa acontecem nas PMEs devido ao mau uso do conhecimento. E ainda assim, mesmo com uma equipe formada, podem surgir imprevistos e falhas humanas.

Assumir algo que gostamos parece ser tarefa simples, mas estar atento a todas as formas e métodos de gerenciamento, às vezes, esgotam as possibilidades individuais. O pensar coletivo no gerenciamento é uma ferramenta poderosa que ajuda a empreendedores observar questões antes não analisadas. A quantidade de programas específicos que ajudam a desenvolver novas tarefas são tão importantes quanto qualquer agenda.

Ao contratar serviços de gestão, também estamos economizando tempo e dinheiro.

A infraestrutura de TI de uma nova empresa deve oferecer serviços que resolvam as necessidades específicas de seus clientes e dos negócios. Como vimos, um conjunto de conhecimento, serviços, produtos e uma infraestrutura de qualidade, deve-se implementar dando o devido suporte a todo o resto. De fato, todos os serviços que não fazem parte da infraestrutura “central” serão considerados como infraestrutura complementar.

A importância da área de Informática

Todo sistema, que é um conjunto de funções relacionadas entre si, deve contribuir para fins determinados. E o sistema de informação não é diferente. Como um conjunto de recursos técnicos, humanos e econômicos, e assim, interconectados dinamicamente, serão gerenciados de acordo com os objetivos da empresa, que visa proceder na correta gestão de decisões.

Se compreende por “ferramentas de gestão” todos estes sistemas, aplicações, controles, soluções, metodologia, elementos que proporcionam à excelente gestão de uma nova empresa.

Se a cada dia, a informática vai ampliando o universo das relações e adquirindo cada vez mais relevância na vida das pessoas e das empresas, a sua utilidade se faz tão importante quanto qualquer outro setor de atividades. E, na verdade, além disso! Ela serve também como um instrumento, uma ferramenta eficaz de aprendizagem social cuja esfera extrapola os meios tradicionais.

O acesso aumenta dentro das empresas, instituições públicas, lares e comércio em geral, e constantemente novos horizontes vão se abrindo, criando assim novas possibilidades. Seguindo uma lógica sistêmica, nenhuma empresa poderá muito em breve funcionar sem a informática, pois a centralização (ou a descentralização dos acessos) será vinculada somente a ela. Um mundo informatizado, é a materialização da Era da Informação.

Um dos maiores frutos positivos da atualidade é a conectividade remota de bilhões de pessoas ao redor do globo, no mesmo instante, atualizadas e interagidas.

Para nós da N1 IT, entendemos que o papel de importância das infraestruturas como solução, sejam as que definem os rumos do êxito e sucesso de uma empresa. Isso significa que na medida da sua qualificação e sustentabilidade se reproduz a lógica de TI.

Aproveitando estas dicas, você poderá conhecer mais sobre todas as nossas sugestões e informações sobre gestão, produtos e serviços de TI.

Para receber mais dicas assine a nossa newsletter.

A N1 IT possui consultoria em TI qualificada para disponibilizar a infraestrutura necessária para a área de tecnologia da informação da sua empresa, no que tange a aquisição de softwares e de hardwares, storage, virtualização de ambientes, suporte técnico e serviços na nuvem

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a Newsletter
Mantenha-se informado com as principais dicas de tecnologia para a sua empresa.