Segurança Digital

O Brasil está em 2º lugar no ranking dos países mais afetados por ransomwares, com uma fatia de aproximadamente 11% das ameaças globais, estando pouco atrás dos Estados Unidos, o primeiro lugar nesta lista, revela o relatório da “Fast Facts”.

O número de ransomware é calculado por meio da combinação de todas as ameaças de e-mail, urls e arquivos relacionados a esse tipo de ameaça. De acordo com a Trend Micro, o total global de ransomwares é de 1,8 bilhões, considerando o período de janeiro de 2016 a março de 2019.

O ransomware pode atacar empresas, organizações do setor público e usuários domésticos. Durante o ataque, muitas vezes o ransomware criptografa os arquivos armazenados no computador da vítima que, desta forma, não consegue mais acessar nenhum de seus dados. O ransomware exige então que a vítima pague um resgate para que seus arquivos criptografados sejam “desbloqueados”.
Em muitos casos, a infecção por ransomware pode se espalhar pelo computador quando o usuário:
• Abre um anexo de e-mail infectado
• Clica em um link infectado
• Instala um aplicativo infectado de uma loja de aplicativos de terceiros
• Acessa um site legítimo que tenha sido infectado

Após um ataque, você precisa analisar suas medidas de segurança. Um software de segurança que tenha uma boa funcionalidade antivírus pode ajudar a excluir o ransomware, além de garantir que seu dispositivo não seja infectado novamente no futuro.

Entretanto, é improvável que isso seja suficiente para restaurar o acesso aos seus dados “bloqueados”.

A Kaspersky desenvolveu diversas ferramentas de descriptografia e não cobram nada para você usá-las. Embora não tenham ferramentas para todos os tipos de agentes de criptografia, vale a pena acessar noransom.kaspersky.com e conferir se alguma das ferramentas pode descriptografar seus arquivos.

Lembre-se, não existem garantias de proteção total. Por isso, seja cuidadoso ao usar computadores e dispositivos móveis sempre que estiver on-line.

Não se renda aos pedidos de resgate… dos ransomwares.
Mantenha seus computadores e dispositivos móveis, além de todos os seus dados, sempre seguros com a N1 IT.

A N1 IT fornece consultoria de TI para negócios no campo de aquisição de hardware e software, armazenamento, virtualização de ambientes, suporte técnico e serviços em nuvem. Possui profissionais especializados em licenciamento de software, incluindo tecnologias da Kaspersky Lab.

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a Newsletter
Mantenha-se informado com as principais dicas de tecnologia para a sua empresa.